Conhecer o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
O que é
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O projeto, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou área de exposição em formato de olho, que chama a atenção.
São quase 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.
Inaugurado em 2002, tem acervo de cerca de 4 mil peças, composto de obras de grandes artistas paranaenses, como João Turin, Theodoro De Bona e Guido Viaro, além de obras dos consagrados Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Andy Warhol, Di Cavalcanti e Francisco Brennand.
O MON também conta com biblioteca com mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa. São livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, além de arquivo fotográfico, constituído por registros de obras e de artistas paranaenses.
Como conhecer
As exposições podem ser visitadas de terça a domingo. Está disponível também uma visita virtual pelo museu.
O Centro de Documentação e Referência do Museu Oscar Niemeyer possui fotos, publicações e documentos para estudo e pesquisa local.
Agendamento de visitas mediadas, entre outros serviços, são feitos pelo e-mail agendamento@mon.org.br ou pelo telefone (41) 3350-4468.
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3350-4400
Horário de visitação
Confira os horários de funcionamento e o preço dos ingressos. As entradas podem ser compradas na bilheteria do museu ou pela internet.
O ingresso é gratuito para todos os visitantes às quartas-feiras, das 10h às 18h. A retirada do tíquete deve ser feita diretamente na bilheteria do museu até as 17h30.
O que diz a lei
O MON segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, abertos ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar o acervo com objetivos educacionais, culturais e de lazer.
Forma de atendimento:
Diferentes meios