Informações Práticas

 

 
Clima do Paraná
Ópera de Arame

O clima do Paraná está dividido em três tipos: no litoral e nas porções mais baixas do planalto, o clima é subtropical com chuvas bem distribuídas durante o ano e verões quentes; na porção mais elevada no estado, as chuvas são bem distribuídas durante o ano e os verões são amenos; por sua vez, no extremo noroeste do estado os verões são quentes e os invernos bem secos.

A capital do estado, Curitiba, localiza-se em um planalto, e o terreno plano com áreas inundadas contribuem para o seu inverno ameno e úmido com temperatura média de 13 °C no mês mais frio, caindo por vezes abaixo de 2 °C em dias mais frios.

Durante o verão, a temperatura média é em torno de 21 °C, mas pode subir acima de 30 °C, em dias mais quentes. Ondas de calor durante o inverno e ondas de frio no verão não são incomuns e, mesmo dentro de um único dia, pode haver uma grande variação, uma característica típica do clima subtropical.

Dica: ao sair em Curitiba, sempre considerar o tempo previsto para evitar surpresas quanto à variação de temperatura em um mesmo dia.

Vários fatores contribuem para a natureza variável do clima: o terreno plano, rodeado por montanhas em forma arredondada com raio de 40 km, ajuda a bloquear os ventos, permitindo que a neblina matinal cubra a cidade nas manhãs de frio.

O nivelamento do terreno dificulta a drenagem da água após chuvas rápidas, proporcionando uma boa fonte de vapor de água para a atmosfera. Muitas vezes, frentes frias vindas da Antártida e da Argentina, durante todo o ano, trazem tempestades tropicais no verão e ventos frios no inverno. Podem se mover muito rapidamente, com não mais de um dia entre o início dos ventos do sul e do início da chuva. O clima de Curitiba também é influenciado pelas massas de ar seco que dominam o centro-sul do Brasil na maioria do ano, trazendo tempo frio e seco.

A ocorrência de neve é rara, sendo registrada em média uma vez a cada dez anos. Oficialmente a neve foi registrada nos anos de 1889, 1892, 1912, 1928 (dois dias), 1943, 1955, 1957, 1963, 1975, 1979, 1981 e 1988.

Parque Barigui
Parque Barigui
Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu

Já Foz do Iguaçu tem uma das maiores amplitudes térmicas anuais do estado, cerca de 11°C de diferença média entre o inverno e o verão.Isto se deve a uma menor influência da maritimidade do que a que ocorre em outros municípios. Por isso, os verões costumam ser muito quentes, com máximas médias em torno dos 35° C, por vezes chegando a superar a marca dos 42° C.

Por sua vez, os invernos são considerados amenos. Ainda assim podem sofrer quedas bruscas de temperaturas, fazendo-as cair abaixo de zero durante a passagem de frentes frias. As chuvas costumam ser bem distribuídas durante o ano, com uma pequena redução no inverno, e a precipitação anual varia em torno dos 1800 mm.

Dica: aproveite o sol de Foz do Iguaçu e saia do hotel preparado para se molhar nas águas revigorantes das Cataratas do Iguaçu.

 

Para conferir a previsão do tempo no Paraná, acesse o site do Simepar: www.simepar.br

 

 
Corrente (Tensão) Elétrica

Em todas as cidades do Paraná, a tensão elétrica por padrão é de 127 volts. No entanto, alguns estabelecimentos, hotéis e residências podem contar com a voltagem de 220 volts.
Nos meios de hospedagem, em geral, os recepcionistas podem oferecer transformadores e adaptadores, ou a informação de como adquiri-los na localidade.

É importante saber que o Brasil aderiu recentemente a um novo padrão de tomadas, seguindo a norma internacional: o modelo de plugues e tomadas bipolar com aterramento (com três pinos). No entanto, como a mudança é recente, boa parte das construções ainda contam com o modelo bipolar (com dois pinos). 

 
Segurança

O Paraná é considerado um estado seguro, com cidades tranquilas e bem policiadas.

As polícias do estado estão presentes nos municípios para assegurar a tranquilidade pública nos espaços urbanos. O estado do Paraná conta com a ação pró-ativa dos Policiais Militares, que trajam farda de cor cáqui e atendem as ocorrências das cidades. Para garantir a segurança em espaços públicos, cada município conta com sua Guarda Municipal. A cor de sua farda varia de acordo com a localidade, sendo que em Curitiba os guardas municipais trajam azul-escuro.

Telefones Úteis

  • POLÍCIA MILITAR – 190
  • POLÍCIA CIVIL – 197
  • GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA – 153
  • SIATE (ambulância/bombeiros) – 193
  • SAMU (ambulância) – 192
 
Bares e Vida Noturna

No Paraná, seguindo a legislação brasileira, você deve ter 18 anos ou mais de idade para comprar e consumir bebidas alcoólicas, bem como para entrar em casas noturnas. Algumas casas noturnas podem exigir idade superior a 21 anos para frequentar o estabelecimento.

Nas cidades paranaenses, as possibilidades de diversão são inúmeras, de bares com música ao vivo, até grandes danceterias. Os estilos musicais são variados, do rock ao samba, do sertanejo ao jazz, da música erudita à música eletrônica. As "baladas" também agradam os diversos públicos, de diferentes gostos e idades.

No entanto, as opções de entretenimento no estado vão além da vida noturna: a maior parte das cidades do Paraná contam com intensa agenda cultural, com peças teatrais em diversos horários, exposições, shows musicais e concertos, e as conhecidas apresentações de stand-up comedy, que começaram a se popularizar no país pelo Paraná.

É sempre recomendado, ao se viajar com crianças, que o turista confira com o estabelecimento quais são as regras de entrada de menores de idade.

Importante: no Brasil os chamados “jogos de azar” são proibidos, portanto não se encontram cassinos, casas de bingo e máquinas caça-níqueis no Paraná.

 
Prestadores de Serviços Turísticos

O Ministério do Turismo do Brasil mantêm o Cadastro de Empreendimentos e Serviços Turísticos.

Acesse para localizar o serviço desejado.

 
Taxas de Serviço e Gorjetas

Nos estabelecimentos comerciais do Paraná, normalmente, são cobrados de 10% a 15% do montante da fatura como taxa de serviço. Este valor pode estar incluso na fatura ou ser calculado à parte pelo consumidor, já que a taxa de serviço não é obrigatória. No geral, a taxa de serviço não é deixada em cima da mesa, em separado, ou entregue ao garçom. É paga no caixa com o total da fatura.

Alguns estabelecimentos cobram entrada ou couvert, que não se trata de taxa de serviço e corresponde à política do local.

Em hotéis, bares, restaurantes e táxis as gorjetas não são incluídas. Porém, é de bom tom contribuir com os funcionários caso o turista deseje.

 
Saúde

Ao vir para o Brasil, o viajante estrangeiro deve contratar o serviço de um seguro de saúde especial para viagens, ou tratar de suas próprias despesas médicas.

Os viajantes que trazem consigo seus medicamentos têm a responsabilidade de se informar sobre as formalidades alfandegárias do Brasil. Geralmente, nas farmácias, os medicamentos são entregues unicamente com a apresentação de prescrição de um médico membro da Associação Médica Brasileira (AMB).

Em caso de urgência médica, ligue para 192, número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, a partir de qualquer telefone.

Para mais informações, disponibilizamos:

 
Moedas, Dinheiro e Casas de Câmbio

A moeda legal é o Real e está dividido em 100 centavos. Existem cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 reais como também moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e de 1 real.

Os cartões de crédito mais conhecidos são aceitos em todos os lugares, em particular Visa, MasterCard e American Express. Cheques são geralmente aceitos nos grandes hotéis, em alguns restaurantes e nas grandes lojas. Mas é preciso consultar antes se aceitam ou não.

Existem casas de câmbio nas principais cidades do Paraná. Os aeroportos também oferecem serviços de câmbio de moedas.

Os bancos estão abertos, geralmente, das 10h às 16h, da segunda à sexta-feira. A maioria dos guichês automáticos funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. 

 
Chamadas Telefônicas e Serviços Postais

Telefones públicos, depois do advento do celular, tornou-se raro, mas ainda existem os chamados “orelhões”. Neles, uma chamada local feita de um telefone público para um telefone fixo é gratuita. Caso a ligação seja feita para um telefone móvel, pode-se optar pela compra de um cartão pré-pago ou ligar a cobrar. Para fazer uma ligação a cobrar para um telefone local, é só acrescentar 9090 antes do número. Se o telefone for de outra cidade brasileira, pode-se inserir 90-XX-DDD, sendo XX o código da operadora escolhida e DDD o código da cidade. Para fazer uma ligação a cobrar para qualquer lugar do mundo, utilizamos o número 0800-703-21-11 (Chamada à Cobrar Semi- Automática).

Caso se deseje receber ligações de fora do país, digita-se o código do Brasil, o DDD da cidade e em seguida o número. Por exemplo, ao ligar para a Secretaria de Turismo do Paraná, que possui sua sede em Curitiba: +55-41-3313-3500 ou 0055-41-3313-3500.

O funcionamento de um telefone portátil em outros países depende da tecnologia utilizada e do tipo de contrato que você tem com seu prestador de serviços.

Os visitantes que queiram passar várias semanas no Paraná, sem endereço fixo, podem usar o serviço de posta-restante que os Correios do Brasil oferecem. Você deve passar na agência de correios principal da cidade indicada no endereço de envio. 

 
Horários de Abertura

No Paraná, as lojas, os centros comerciais e a maioria do comércio funcionam, geralmente, sem interrupção das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h, nos sábados. Alguns estabelecimentos, como farmácias, supermercados e shoppings funcionam aos domingos e feriados e fecham mais tarde à noite.

Os horários de funcionamento dos bancos são mais restritos. Em geral, das 10h às 16h. Porém, os bancos disponibilizam caixas eletrônicos nas agências, que podem estar disponíveis 24 horas e em grandes empreendimentos, como shoppings por exemplo.

Os atrativos turísticos possuem horários de funcionamento diferenciados. Sugerimos consulta ao site do atrativo procurado ou pelo seu telefone de contato.

 
Infraestrutura de Transporte

 Rodovias e Ferrovias

Uma bem estruturada rede de estradas garante a interligação entre os principais municípios do Estado ao Porto de Paranaguá e a outros polos econômicos do Brasil e dos países vizinhos. O Paraná possui a maior rede rodoviária pavimentada do Sul do País, destacando-se a BR277, que corta o Estado de leste a oeste, a BR376, que liga o extremo noroeste do Estado a Santa Catarina, e a BR116, que faz a ligação do Paraná com São Paulo e o sul do Brasil, totalizando aproximadamente 13.750 km de rodovias pavimentadas. Dispõe, também, de uma malha ferroviária que liga as regiões produtoras do norte e do oeste do Estado ao Porto de Paranaguá, com 2.288 km de extensão.

 Portos

Na Baía de Paranaguá, localizam-se os dois portos marítimos do Estado: o de Paranaguá e o de Antonina. O Porto de Paranaguá fica a 91 km de Curitiba, sendo o maior porto do sul do País. Vem recebendo cada vez mais cruzeiros marítimos, com turistas que apreciam a região do Litoral do Paraná. Além disso, movimenta cargas de vários estados do Brasil e de países como a Argentina, a Bolívia e o Paraguai. Em 2009, a movimentação de mercadorias totalizou 31 milhões de toneladas, incluindo exportações e importações, com destaque para os fertilizantes, os farelos, o açúcar e a soja. No mesmo ano, o valor das mercadorias exportadas atingiu US$ 12 bilhões. Além disso, o Porto de Paranaguá movimentou 139.517 mil veículos e 627.879 mil contêineres.
Existem, ainda, estações aduaneiras localizadas no interior do Estado, onde são executados despachos e recolhimento de tributos para a exportação e importação de mercadorias.

Distância do porto aos principais polos (em km):

  • São José dos Pinhais - 85
  • Curitiba - 86
  • Araucária - 108
  • Ponta Grossa - 198
  • Guarapuava - 322
  • Londrina - 460
  • Maringá - 504
  • Cascavel - 558
  • Foz do Iguaçu - 716 

 Aeroportos

O Paraná dispõe de seis aeroportos operando com linha aérea regular. Quatro deles operam com aviões de grande porte e cargas (em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, em Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá), e dois destinam-se a voos regionais (Cascavel e Guarapuava). Os aeroportos de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu são internacionais.

Há mais 17 aeroportos com infraestrutura pronta para operação da aviação aérea regular.

 

 

Mapa Infraestrutura Logística
 

 

 
Infraestrutura de Energia e Telecomunicações

O Paraná é um dos maiores geradores de energia elétrica do Brasil e consome aproximadamente 20% da energia produzida em seu território. Entre as várias usinas instaladas no Paraná, está a Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, que é a maior usina hidrelétrica em operação do mundo.

Todos as regiões do Paraná são atendidas por redes de fibras ópticas e comunicação por satélite, que permitem a transmissão de dados, voz e imagem para todo o mundo.

Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES